Diversos fatores podem ser responsáveis por fazer com que grandes empresas, já consolidadas em seus mercados, mudem de ramo de atuação e, até mesmo, transformem-se completamente.
Dentre as empresas que se reinventaram e conseguiram vencer crises ou novas exigências do mercado, destacamos algumas grandes inspirações. Confira:
Xerox
A Haloid Photographic Company, foi fundada em 1906 e apenas em 1959, tudo mudou e a transformou na gigante que é até hoje. O agente transformador foi, nada mais nada menos que sua primeira máquina de fotocópia a Xerox 914. Seu sucesso arrebatador fez com que a empresa fosse rebatizada.
Em 1961 ela passou a adotar o nome Xerox Corporation. O que contribuiu para que alcançassem esse patamar foi sua conexão com as inovações e transformações tecnológicas. Assim sendo, foram responsáveis, também, por criar a impressora a laser. Acredite se quiser, a Xerox foi umas das precursoras para a criação dos computadores pessoais, através do desenvolvimento de seu produto Xerox Alto.
BIC
Dentre as marcas que se reinventaram na crise, está a BIC. Mesmo consolidada em seu mercado de atuação, a empresa não se acomodou e passou a alçar novos vôos. Estima-se que 57 canetas BICs são vendidas por segundo no mundo.
Atualmente, são mais de 100 produtos completamente diferentes de canetas ou artigos de papelaria. Esse crescente portfólio começou a ser construído há 40 anos. São três categorias principais: papelaria, acendedores e barbeadores, aumentando sua fatia nos mercados. Caso você esteja pensando que canetas, aparelhos de barbear e isqueiros não têm nada em comum, se enganou: todos esses itens são descartáveis.
As pesquisas de mercado realizadas pela empresa mostraram que as pessoas atribuíram uma grande aceitação a esses formatos de produtos, com a facilidade de só abrirem a embalagem e já usarem. Foi assim que a BIC entrou para o hall da fama das empresas que se reinventaram mesmo quando, aparentemente, não havia necessidade.
Nintendo
Em 1889, a empresa foi fundada por FusajiroYamauchi, no Japão e não tinha nada a ver com tecnologia – mas sim com jogos.A empresa produzia cartões do Hanafuda, um tipo de baralho japonês utilizado em diversos tipos de jogos. Antes de se consolidar como uma das maiores criadoras de consoles e games, a Nintendo chegou a se aventurar tentando criar redes de moteis e taxis e precisou lidar com o fracasso de suas ideias antes de alcançar o sucesso que possui hoje – por isso, não desista de inovar frente ao primeiro desafio!
Tudo mudou em 1974, quando a Nintendo obteve o direito de distribuir o console Odyssey 100, da Magnavox – o primeiro aparelho do tipo. Assim, a empresa começou a enveredar pelo caminho certo para alcançar a criação de produtos que se tornaram símbolos da infância de diversas gerações, como o Game Boy, Super Nintendo, Nintendo 64, dentre tantos outros, que não param de serem lançados ano após ano.
Em 1985, finalmente, a Nintendo firmou os pés nesse mercado e é mundialmente conhecida pelos personagens de seus principais games – Super Mario e Donkey Kong, por exemplo.
Compartilhe com a gente o que você achou da matéria. Quanto a sua empresa precisou se modificar para estar adaptada ao ano de 2020?
QUER IMPRIMIR O RÓTULO DA SUA MARCA? FAÇA SEU ORÇAMENTO:
Este post tem um comentário
Pingback: itemprop="name">Investimento em influência deve crescer 71% | River Print