Investimento em influência deve crescer 71%

Investimento em influência deve crescer 71%

Estudo do YouPix constata que o investimento em influência deve crescer e já é peça central da estratégia de empresas de diferentes segmentos. Você não pode perder essas informações.

Investimento em influência deve crescer 71%

Na terceira edição de sua pesquisa ROI e Influência 2021, o YouPix constatou que o marketing de influência deve crescer e continua ganhando espaço na estratégia de empresas e a pandemia corroborou para esse resultado. Para chegar a este resultado, essa versão do relatório contou com entrevistas de 94 empresas de diferentes segmentos. Os dados qualitativos da pesquisa foram analisados com a AlgoritmCOM, parceira no estudo.

O marketing de influência na Pandemia

Em três anos da pesquisa, esta foi a primeira vez em que todos os entrevistados assinalaram que o marketing de influência é importante e faz parte de sua estratégia. Para 71%, a modalidade é parte central de seu planejamento. Com certeza um fator que intensificou essa busca por influenciadores foi a pandemia. Afinal, cerca de 83% dos entrevistados afirma que, com a Covid-19, o trabalho com influenciadores se tornou mais estratégico para os seus negócios.

Investimento em influência só cresce

Desta forma, toda essa intenção se refletiu em investimento. De acordo com Bia Granja, sócia e consultora de marketing de influência do YouPix, a quantidade de empresas investindo mais de R$5 milhões por ano dobrou. Já a faixa de investimento entre R$ 300 mil e R$ 1,5 milhão cresceu em 68% de 2019 para 2021. Este ano, espera-se que o investimento cresça em 71% em relação a 2020.

Veja que o maior investimento ocorreu sob essa composição:

  • 80% de contratação direta de influenciadores,
  • 79% de conteúdo, produção e edição, e
  • 65% de tecnologia e ferramentas.

Outro dado importante é que as marcas estão alocando seus recursos em:

  • conteúdo,
  • ferramentas e
  • pagamento direto do consumidor

No entanto, as experiências, como viagens, festas e press kits, diminuíram de importância.

Apesar dessa evolução, 82% dos entrevistados consideram a soma do engajamento e alcance o principal indicador de sucesso de uma campanha. No entanto, para Granja, isso demostra pouco o impacto da ação.

Não obstante, para as empresas, o mercado ainda precisa aprender formas de medir o ROI das ações com influenciadores (marketing de influência), pois a área tem diversas complexidades para estruturar tal valor.

Portanto, mais do que nunca é hora de apostar no marketing de influência, que por sinal não deixa de ser o bom e velho “boca a boca”, porém dentro de plataformas interativas, em que as pessoas passam horas a fio.

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