As referências fazem a diferença na sua criação e são um fator crucial no desenvolvimento de soluções criativas. Todo projeto precisa de referências. É impossível que qualquer projeto seja isento de influências e inspirações. Um bom criativo consegue reconhecer isso e utilizar ao seu favor.
Entenda por que as Referências fazem a diferença na sua criação e por que quando somadas ao seu repertório, desenvolvem um estilo de criação único, o seu.
Referências para desenvolver Logotipos
Se você quer desenhar um logotipo, uma referência descritiva seria outro logotipo.
Vamos supor que você esteja criando um projeto de logotipo para uma empresa de tecnologia. Outros projetos desse nicho são as referências descritivas.
“Mas buscar assim não facilita no plágio?”
Muito pelo contrário, ter consciência sobre o que já foi criado te ajuda a desenhar outros caminhos, ou até mesmo a combinar soluções. Talvez esse seja o segredo oculto dos criativos.
Se você não pesquisar as referências descritivas de um nicho, as chances de desenhar uma solução idêntica ou muito parecida é muito grande.
Por outro lado, a referência contextual refere-se a elementos que te ambientam à identidade ou humor de um projeto. Não são referências descritivas, mas auxiliam no processo de definição de conceito. Exemplos disso são os painéis semânticos ou moodboards.
Moodboard
O moodboard é um quadro de referências visual que contextualiza o universo gráfico de um projeto específico. Dito isto, ele é muito utilizado na moda, no design de interiores, design gráfico, decoração entre outros. Por fim, ele serve para comunicar visualmente o “humor” de um projeto através de fotografias, cores e texturas.
Bloqueio criativo
O que normalmente as pessoas entendem como bloqueio criativo pode ter uma razão muito menos abstrata. Como por exemplo, a escassez de informações sobre o projeto ou a falta de referências. Se você não sabe o que precisa ser feito, dificilmente vai saber o que fazer.
Isso pode ser resumido como falta de clareza sobre qual caminho trilhar, por isso, quando o assunto é bloqueio criativo, faça essas perguntas antes de continuar:
- Tenho clareza do objetivo deste projeto?
- Possuo referências o suficiente para executar?
- Qual a qualidade das minhas referências?
Garanto que esse pequeno passo já vai te ajudar muito.
Explicado sobre a importância das referências para desenvolvimento de um projeto, vamos falar sobre onde encontrar as referências.
Onde buscar referências
Mais importante do que saber ONDE buscar é saber O QUE buscar. Por isso, o Briefing vai servir como um guia para esse momento. Graças à internet, podemos ter acesso a milhões de sites com referências. Nas próximas linhas, separamos para você alguns deles que utilizamos para inspiração e busca de cada um dos recursos.
Referências de Logotipos
Existem dezenas de sites que você pode encontrar excelentes referências para um projeto de logotipo, mas vou te sugerir os que uso quase que diariamente:
- LogoBook
- LogoPond
- Behance
- Dribble
- Google (isso mesmo)
Lembre-se que o Google é a maior ferramenta de busca da internet. Mas muita gente esquece que por lá você consegue fazer buscas direcionadas, encontrar resultados e, a partir dos resultados, encontrar outros similares.
Outras fontes de referência:
- Tipografia
- Fontinuse
- Fontpair
- Canva
- Cores
- Adobe Color
- Cooolors
- Paletton
- Imagens
- Unsplash
- Pexels
- Pixabay
- Conclusão
Portanto, esperamos que este artigo tenha feito você entender como as referências fazem a diferença na sua criação. Até o nosso próximo post.